Breve história dos memes | The Grumpy Cat, o meme que vai virar produto

Se você passou os últimos tempos meditando numa montanha do Nepal ou recluso num monastério do Tibet e não sabe o que é um meme, aí vai a definição mais direta que já ouvi, de ninguém mais ninguém menos que Latino-festa-no-apê:
"Sabe quando algum personagem na novela fala algum bordão e as pessoas na rua começam a fazer igual? Meme é a mesma coisa, só que na internet."



Papo reto, o cara está certo. Memes costumam surgir espontaneamente, por acidente ou #fail, pode ser uma frase, uma imagem e até um mico, né Ana Maria? As pessoas curtem e vão passando adiante pela webz, replicando a informação e criando novas leituras.

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem até que alguém acaba dando um jeito de tirar proveito e ganhar dinheiro em cima. Capitalismo mode on. Realidade que já bate à porta de nós publicitários, se antes marcas pediam um viralzinho, não demora estão pedindo um meme sob encomenda. Está preparado?


Prova disso é que o meme do gato mais famoso e mal humorado da rede-mundial-de-computadores, The Grumpy Cat, vai virar bebida à base de café em 3 diferentes sabores. Grumpy Cat Grumppuccino será lançada em agosto de 2013.


Como toda webcelebridade, memes uma hora caem no ostracismo. Para rentabilizar a fama repentina e passageira alguns lançam lojas online com toda sorte de bugigangas, de camisetas à canecas, outros vivem de anúncios no YouTubz, mas virar um produto/marca parece ser uma boa solução para aproveitar a fama antes que os holofotes se apaguem.

The Grumpy Cat, o viral onde tudo começou:



Curtiu o ~humor~ do gatinho? Veja mais aqui.