Top 10 marcas mais influentes no Brasil: Google mantém liderança. Netflix estreia na lista | The Most Influent Brands


A identificação com uma marca pode transformar clientes em fãs. A influência que uma empresa consegue exercer graças ao seu nome tem total ligação com tal dinâmica.

Estudo do instituto Ipsos revelou as marcas mais influentes entre os BRs em 2016. O Google manteve a primeiríssima posição. A novidade ficou por conta da entrada da Netflix.

O levantamento analisa o prestígio e a ascendência das organizações no cotidiano e no comportamento dos consumidores BRs para entender quais delas consegue ter maior influência sobre nós. O resultado tem sido bastante semelhante nos últimos anos: as empresas de tecnologia dominam o Top 5.

Panorama

Pelo quinto ano, a Ipsos faz o ranking The Most Influential Brands BR. Foram considerados um total de 57 atributos, os drivers de influência que obtiveram maior peso dessa vez foram Liderança e Inovação, Responsabilidade Social e Confiança. O estudo, apresentado em abril, foi feito via painéis online com 2.016 pessoas.

A edição deste ano reforça a tendência de crescimento das gigantes de tecnologia. O Google segue na 1ª colocação, seguido pelo YouTube que abiscoitou 3 posições em relação ao levantamento anterior. Em 3º lugar, aparece o Facebook.

Leda Kayano, Managing Director da Ipsos Marketing, explica que as empresas de tecnologia que lideram o ranking se destacam principalmente no driver de Liderança e Inovação, uma vez que Google e YouTube tiveram a presença de 44% desse parâmetro em seu resultado.

"Isto demonstra que, na atual conjuntura, os participantes elegeram marcas de referência que estabelecem um vínculo de confiança e que transformam a vida dos brasileiros através da tecnologia e de novos formatos de entretenimento. É interessante ver o quanto a dimensão Responsabilidade Social é valorizada no cenário de crise moral e política pela qual passa o Brasil", afirma.

A Netflix foi a grande novidade do Top 10 BR, que também contou com a estreia da Caixa. As marcas que deixaram a lista foram Johnson&Johnson e Natura.

Caixa e Havaianas são as únicas marcas brasileiras a entrar no ranking.

Confira relação completa:

1. Google
2. YouTube
3. Facebook
4. Microsoft
5. Samsung
6. Nestlé
7. Netflix
8. Colgate
9. Havaianas
10. Caixa

Veja também:

A Verdade sobre as Marcas Globais: o que os brasileiros pensam sobre marcas globalizadas
Storytelling rocks: a evolução humana explicada numa animação de dois minutos
E se as marcas fossem escritas do jeito que a gente fala? | Logos abrasileirados - #Comofala
A diferença é a marca | Nizan Guanaes
Verdades e mentiras | Slogans sinceros
Lovemarks: fã corre 21 Km para desenhar logo da Apple em homenagem a Steve Jobs