Empatia e Simpatia: entenda a diferença com a ajuda de uma raposa triste, uma alce simpática e um urso empático



Semanas atrás fiz um post sobre a "Importância da Empatia" pra nos livrar da bad na hora de lidar com o outro. Alguns leitores ficaram na dúvida sobre a diferença entre 'empatia' e 'simpatia'. Apesar da semelhança gráfica e fonética, elas têm significados bem distintos.

A gente costuma associar "simpatia" a pessoas agradáveis, sorridentes e positivas. O sentido da palavra, entretanto, vai além do que comumente conhecemos por pessoas simpáticas.


Simpatia, do grego sympátheia ou do latim sympathia, refere-se a um sentimento de solidariedade, de boa disposição e empenho para com o outro que provoca boa impressão e disposição favorável. Pode significar também o início de um envolvimento amoroso, pelo fato de ser um sentimento próximo ao amor. Popularmente, refere-se ainda a rituais supersticiosos pra atrair sorte, dinheiro, casamento etc.

Simpatia é vivenciar com o próximo algo alegre ou triste. A simpatia tem a ver com interação enquanto empatia se dá num nível mais profundo, é procurar compreender o outro, o porquê de ele agir dessa ou daquela maneira.


Empatia é colocar-se no lugar do outro. Quando fazemos isso, a gente pode entender o que o outro está sentindo e, assim, compreendê-lo melhor. No mundo egocêntrico de hoje, a capacidade de ser empático é de vital importância se a gente quiser estabelecer conexões mais fortes com as pessoas.

Pois bem, o vídeo acima esclarece o significado das palavras de forma clara, rápida e bastante empática =)

Dê o play e continue a ler o post a seguir.


Voz original de Brené Brown, animada pela ilustradora Katy Davis, aka Gobblynne. Talvez, a única lacuna que a animaçãozinha deixa em aberto é que não há uma relação maniqueísta entre empatia e simpatia, do tipo empatia é bom e simpatia é ruim. Apenas são coisas diferentes.

O vínculo que se estabelece com o outro através da empatia é mais profundo, daí a sua importância. Mas isto não quer dizer que ser apenas simpático é algo ruim, necessariamente ;)

Veja também:

A Importância da Empatia: como não entrar na bad na hora de lidar com o outro?
Sigam-me os bons | Everybody is Lonely
Força e solidariedade: mãe do goleiro Danilo faz pedido emocionante a repórter e comove BRs
Homem-Aranha gente como a gente vai salvar o seu dia | Phillips Everyday Hero

Boa semana! =)